quarta-feira, 20 de abril de 2016

PROJETO: ESTRESSE HÍDRICO

Urge a necessidade de discussão e reflexão acerca da Água. Percebe-se a carência de iniciativas e também referências teóricas ou práticas acertivas em relação ao agir humano.
Nesse cenário decadente o estresse hídrico também chamado de escassez hídrica física é um termo utilizado para designar uma situação em que a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação em uma determinada localidade. Trata-se de uma expressão elaborada para representar uma situação grave que pode ser ocasionada tanto por fatores naturais quanto por fatores socioeconômicos.
Sabemos que os recursos hídricos encontram-se mal distribuídos entre os países e também no interior do território destes. As populações também se encontram de igual modo mal distribuído no mundo, havendo, assim, regiões que abrigam um grande número de pessoas e, ao mesmo tempo, não apresentam uma disponibilidade de água para suprir suas necessidades. Até o Brasil, rico neste recurso natural, já sente os reflexos da escassez. Estudos da Agência Nacional de Águas-ANA mostram que, de um total de 29 aglomerados urbanos no país, 16 já precisam buscar novos mananciais para garantir o abastecimento.
Em São Paulo, a população já sofre com a pressão reduzida na rede, o que muitas vezes significa conviver com torneira seca por até 18 horas. E pior: pode ser obrigada em breve a enfrentar um rigoroso racionamento e ficar quatro ou até cinco dias por semana sem água.
A medida drástica tem uma razão, se a chuva não vier e o consumo não for reduzido, os reservatórios podem ficar sem água ainda no primeiro semestre. A previsão mais pessimista fala em desabastecimento completo em março. O cenário faz serem cogitadas possibilidades como antecipação das férias escolares de julho para maio, uma maneira de incentivar que muitas famílias deixem o Estado e assim, diminuam o uso de água. Para tanto, surgi à necessidade de se fomentar, refletir e buscar alternativas que possam ajudar na reeducação da utilização deste recurso hídrico essencial para a vida humana, como também possibilitar uma conscientização planetária social.
Atendendo as novas prerrogativas no contexto avaliativo educacional vigente; O CEFRAN pautado no compromisso de oferecimento em serviços educacionais com excelência e acompanhamento a necessidade de uma readequação no tocante à instrumentalização das metodologias vigentes.
Vem propor uma nova ferramenta metodológica em que ao Avaliar ultrapassa barreiras teóricas e o encontro com a realidade de um educando complexo e polêmico para um conteúdo significativo e uma aprendizagem contextualizada. Redefini novos instrumentos de uma avalição formativa, cumulativa e conceitual através da criação de um blog onde educador X educando em sentimento mútuo de UNIDADE intercalam a tríade entre pesquisa, extensão e conhecimento.
Esperamos assim que a comunidade escolar possa eclodir e fomentar discussões de vários enfoques futuros.
·         OBJETIVOS
ü  Reestruturar novas propostas de Avaliação na escola.
ü  Pesquisar referenciais bibliográficos que possibilitem o senso critico na comunidade escolar.
ü  Refletir a importância da água (Líquido indispensável para a humanidade); Discutir a problemática da escassez da água no Brasil; Elaborar materiais de conscientização e apresentar de forma lúdico-artística a importância de se preservar as fontes perenes de água doce para a comunidade escolar;
·         METODOLOGIA
Dar-se-à através de pesquisa e elaboração de painéis, charges e apresentações lúdico-artístico culturais e a criação de um informe digital (blog).

·         PÚBLICO ALVO
Direção, coordenação, professores, alunos e pais.

·         SEMANA DE AÇÃO
14 à 21 de março

·         EIXOS TEMÁTICOS
Matemática e sua tecnologias: Quantidade de chuva em 2014 e 2015 e perspectivas para 2016

 Linguagens e seus códigos: PROJETO ITALUIS E BATATÃ

Ciências da natureza: Aparecimento da zika, chikungunya, dengue, e a baixa qualidade do saneamento básico.

Ciências Humanas: A água contada através do tempo.


Att. Equipe Pedagógica 

5 comentários:

  1. Bom dia.
    Meu nome é Adriel.
    Eu sou aluno do cefran do 9º B.
    Gostei do site, muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,meu nome e lucas do 7-A e não gostei desse site porque foi o pior site que já vi na vida!e bRO e bra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK Lucas em kkkkk nuca que e lucas do 7-A é bem Dudu :/

      Excluir